Ser bom sempre valerá a pena!

February 9, 2018

Você sabe o que é abnegação? A abnegação é uma atitude caracterizada pelo desprendimento e altruísmo, em que a superação das tendências egoísticas da personalidade é conquistada em benefício de uma pessoa, causa ou princípio. É uma ação de bondade que tem como intenção o crescimento do outro sem a necessidade da devolutiva.

Agora me diga, quantas vezes você foi abnegado na última semana, no último mês ou mesmo no último ano? Quantas vezes você auxiliou o colaborador ao seu lado pelo simples fato de que esse gesto beneficiaria apenas ele?

Porém, o que se vê nos últimos anos, principalmente com a ascensão da internet e suas redes sociais, é que as relações tornaram-se cada vez menos humanas e reais, tornando-se cibernéticas e distantes. Gerações inteiras estão se afogando em dados e abdicando de terem parceiros orgânicos e sentimentais. Não é raro ver colaboradores que trabalham há anos sem ter visto ou ouvido sequer uma única vez seu superior, tendo sido sempre ativado operacionalmente por e-mails, intranets ou qualquer outra denominação.

Quantos não trabalham a partir de suas próprias casa, fazendo home-office, ou das atualíssimas CoWorks?

Mesmo assim, fazemos parte de um todo! Estamos inseridos em um complexo meio de correlacionamentos que, mesmo que haja distância, nos interdependemos. Simbioticamente.

Temos, no entanto, uma falsa e frágil impressão que somos entes solitários e que nem temos a quem ajudar... Quanto egoísmo! Ficar atrás de uma mesa diante das telas de uma máquina não nos isola de maneira alguma do mundo onde estamos inseridos, estabelecidos e compreendidos.

Está nas nossas costas sim a responsabilidade do crescimento alheio e institucional pois, se nos esquivarmos de tal sina, estaremos simplesmente entrando na casca do caramujo esperando que o mundo ande em sua direção para que aí sim possamos ir adiante.

Não faz sentido algum querer crescer sozinho em detrimento do todo.

Não faz sentido algum não saber crescer e esperar que o todo se estagne.

Não faz sentido algum poder promover algum crescimento alheio e se calar.

Perdoem-me, mas num mundo globalizado, é burrice querer se isolar!

Se seu crescimento ocorrer mesmo assim, eu o classificaria como o mais mesquinho dos profissionais e diria até que você não vale o investimento financeiro e temporal que dedicaram a você pois estaria desrespeitando (apesar de ter muita qualidade) e desonrando toda uma gama de pessoas que sustentaram nessa caminhada.

Cabeças não são e nunca serão degraus nessa escalada.

Saiba que vivemos em ambientes organizacionais e, como tal, se estabelecem exatamente assim: como organismos! Sistêmicos, paradoxais mas extremamente interdependentes. Pense que se o todo vai bem, é aí, somente aí que as partes se destacam.

Então faça o bem, não importa a quem! Represar sua expertise em razão de uma solidão que não existe o tornará apenas uma gota d´água egoísta num mar sedento de pró-atividade!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.