Faça a coisa certa!

August 1, 2018

Independente de ser um caminho mais árduo ou não, seguir pelo caminho certo fará toda diferença em médio e longo prazo, defende master coach Eduardo Dias
 

Eu não sei quanto a você, mas eu gosto de fazer a coisa certa!

Está acima de minhas vontades e de meus sonhos essa postura de mirar naquilo que é o certo desde o princípio, mesmo que às vezes eu saiba que é o caminho mais longo e talvez eu nessas situações, tenha que investir mais tempo e energia para conseguir um mesmo resultado se optasse pela facilidade da ilegitimidade.

Isso também não quer dizer quer eu não sofra tentações e que as maravilhas do mundo contemporâneo não sejam aprazíveis e, por que não dizer, apetitosas, mas é sábio saber dizer não e prezar por seus valores e condutas retilíneas. Num futuro a médio e longo prazo essas decisões farão toda a diferença.

Quando eu digo fazer a coisa certa não estou querendo dizer acertar sempre e sim estar sempre atento ao bem comum e ao respeito ao próximo, seja existir com ele um relacionamento profissional, amigável, familiar ou mesmo amoroso. Fazer o que é certo é acima de tudo zelar por que está ao seu redor.

Acontece que, no nosso país, não convivemos historicamente com governantes que tenham em suas condutas um viés de tratar bem e gerir benfeitorias para a população e isso, ao longo de décadas foi construindo uma cultura onde a população tem que se virar sozinha para suprir suas necessidades mais básicas, como alimentação, moradia, segurança, educação e tantos outros proveitos que deveriam vir “de cima” e que temos que batalhar para conquistá-los com a força de nosso trabalho. Isso faz com que cada indivíduo tenha uma grande tendência ao acúmulo de riquezas particulares para conseguir se sentir satisfeitos.

E na grande maioria das vezes acredito que exageramos.

Acredito que em grande parte das vezes propomos nosso crescimento usando a cabeça dos outros como degraus e o sangue alheio como combustível.

Por vezes alimentamos a desigualdade para que nos sintamos maiores e mais poderosos e assim dar continuidade ao nosso mesquinho sentimento de poder.

Passamos por cima de stakeholders para uma promoção e em muitos casos omitimos informações vitais para o crescimento deles exatamente para que não cresçam.

Tem até uma historinha que conta sobre a diferença do brasileiro e do americano...diz assim:

Quando um americano olha para alguém melhor do ele, ele diz: vou ser igual a essa cara! Mas quando um brasileiro olha para alguém melhor que ele, diz: esse aí vai ficar igual a mim!

E antes que você se expresse com elogios tipo “paga pau de yanque” ou “capacho de americano” e coisa e tals e tenha um pensamento do tipo “tá ruim aqui, vai embora logo desse país”, lembre-se que é exatamente isso que qualquer um que escolhe fazer a coisa errada tende a fazer: propor a crítica seca de destrutiva ao invés de pensar “o que estou fazendo que não está certo”, já que o certo é respeitar a opinião alheia, mesmo que discordante da sua.

Aprender o equilíbrio entre o dar e receber, entre o ganhar e perder e entre o agir e parar faz de cada um de nós candidatos em potencial para construir não apenas uma vida com um histórico digno, mas também edificar as bases de uma nação fazendo você no seu dia a dia a coisa certa. Fazendo eu, em meu cotidiano, a coisa certa, e cada um de nós diariamente optando fazer a coisa certa, pois fazer a coisa certa é uma escolha sua, minha e de cada um de nós.

Fazer a coisa certa é assumir um comportamento de dentro para fora, onde é você que depositará toda a sua autoridade nessa atitude, mesmo que isso lhe tire da zona de conforto do ganho mais fácil por passar por cima de tudo e de todos.

Renato Russo, em um de seus shows disse: Para mudar o mundo, é preciso mudar a gente!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.