Bolo de sucesso: cada um deve ter sua própria receita

August 8, 2018

Ter benchmarking é ideal para conhecer o que os lideres fazem em seus mercados, porém utilizar as próprias habilidades e traçar um caminho único é fundamental.

 

Quando você pensa em crescimento, seja na esfera empresarial, executiva ou mesmo na pessoal, que referenciais você utiliza?

Você tem por hábito seguir religiosamente os passos percorridos por quem está acima de você?

Saiba, então, que você está fadado ao fracasso e a ter um destino absolutamente limitado, pois quem segue os rastros de uma empresa líder de mercado ou o caminho de um executivo de sucesso, certamente encontrará um teto limitante bem próximo de seu estado atual.

Isso mesmo. Fracasso e muita frustração!

Quem segue rastros acaba encontrando ursos e, quando isso acontece, você acaba por ser devorado pois o oponente, não apenas detectará você a quilômetros de distância e, como já conhece há tempo a floresta, e em um tempo muito breve o encontrará e destroçará você e impedirá seu crescimento.

Conhecer as histórias e reconhecer a competência de quem hoje é referencial no mercado e na sociedade é de suma importância e muito instrutivo para o seu crescimento, mas quando você copia o passo a passo de quem está no topo da pirâmide você estará delegando as diretrizes de sua capacidades para o ambiente externo e, em si, negligenciando a utilização integral de suas possibilidades.

Saber o que os expoentes fizeram lhe trará um conforto conceitual que pode soar como riqueza de experimentação, impossibilitando que você atue com as próprias forças e construa seu próprio caminho.

A estratégia do outro, como a própria frase diz, é do outro. Deve ser respeitada? Sim. Deve ser avaliada? Sim, também. Mas acontece que, por mais que você conheça os detalhes desse caminho, jamais saberá o envolvimento energético de seus decisões, suas angústias e seus medos, bem como a construção neurológica de suas estratégias e principalmente o viés de quem está dentro do processo.

Olhar para o resultado pronto de quem aspira sucesso e liderança é como enxergar o bolo de cenoura com cobertura de chocolate quente pronto sobre a mesa na cozinha da casa vó e achar que basta ir até a sua própria cozinha e repetir a receita que, não apenas o gosto do bolo será o mesmo, como também a atmosfera ao redor em sua casa será a mesma da casa da matriarca.

Não terá o mesmo gosto e nem o mesmo clima, ou seja, não terá o mesmo sucesso!

É necessário construir, a partir desses conhecimentos sua exclusiva estratégia de crescimento para que você não seja apenas uma cópia rasurada de uma Monalisa na parede.

Saber a receita do bolo é fundamental, mas você deve assumir sua própria maneira de tratar com os ingredientes, incrementando e alterando as dosagens conforme a sua característica, dando a temperatura e impondo particularmente a energia necessária, dando o seu toque e construindo um histórico próprio de ações e resultados. É fazer como VOCÊ quer e sabe fazer utilizando-se das mais variadas informações que venham de fora, mas com a sua diretriz e decisões inéditas vindas de dentro.

Construir um posicionamento, sendo esse no mercado corporativo ou mesmo em sua carreira e até mesmo na vida pessoal, é assumir um monopólio e reinar sozinho nesse mar, pois ali você dominará absoluto por não haver concorrência, não por você tê-la esmagado, mas sim por você ter criado um ambiente único e virginal de expertise e resultados.

Criar o novo é fazer aquilo que somente você, ou a sua empresa é capaz de fazer, e isso é dominar um ambiente onde exclusivamente você tem poder e absoluta autoridade.

E isso não é copiar o bolo da sua avó, é fazer da sua cozinha uma confeitaria ímpar e referencial onde, mesmo que ainda haja o respeito ao bolo e ao clima da casa dela, as pessoas (e o mercado) saberão que podem recorrer para poderem saborear de algo que as farão felizes e realizadas, pois você entregará o que ninguém mais conseguirá, o SEU bolo de cenoura com cobertura de chocolate quente.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.