Líder, o que você quer?

August 22, 2018

Defina onde quer chegar, pois você guiará a conduta de todos da equipe baseados nos valores que sustentam suas próprias ações.

 

Antes de qualquer coisa, é preciso que fique claro desde o início desse texto: se você tem o desejo de seguir crescendo na carreira, acumulando riqueza, sendo reconhecido e atuando como referência em seu nicho de mercado, saiba que, de uma forma mais branda ou mais contundente você vai ter que saber liderar! E ponto!

Se seu plano é apenas ser feliz no casamento, saiba que os princípios de liderança estarão lá em seu lar doce lar também. Se você quer assumir mais reponsabilidade em seu escritório de advocacia, liderar será preciso. E mesmo que seu sonho seja assumir como VP de uma grande empresa, aí teremos o caso mais emblemático e mais característico dos cases de liderança.

Então, todos devem entender que, para se dar bem, ser líder é uma obrigatoriedade.

Dessa maneira, sua liderança apenas será contundente se você souber com clareza o que você quer com tudo isso. É necessário ter clareza angelical a respeito de cada propósito que o levou a ter esse desejo.

Não há como caminhar por uma estrada sem saber exatamente qual é o destino que se conquistar, pois não tem sentido algum simplesmente ir. Deve-se, no início da jornada ter estabelecido seu estado desejado com ajuste fino e precisão suíça.

As lideranças atuais padecem de um estigma de falta de tempo e de gestão de agenda e culpam o sistema por não conseguirem atuar em seus vários papéis, entre eles o de marido ou mãe, de filho ou filha ou mesmo de amigo ou amiga. Colocam um peso desproporcional sobre a vizinhança de seus sistemas para se sentirem mais aliviados por sentirem que não estão cumprindo com suas próprias necessidades.

Mas, afinal de contas, quais são essas necessidades?

Ao responder com honestidade a essa pergunta, esses líderes passarão a entender que caminho estão trilhando em suas vidas e, se perceberem o equívoco, há tempo de recalcular a rota.

Eis o Waze da vida!

Numa posição de liderança, esse auto personagem vai atuar como referência comportamental e guiará a conduta de todos baseados nos valores que sustentam suas próprias ações. Ser líder é ser seguido até um ponto futuro desejado, não apenas por si, mas entendido e aceito por todos os que vem atrás.

Quando os liderados percebem que o destino proposto pelo líder não está claro, o resultado não pode ser diferente da falta de comprometimento da equipe e do baixo índice de engajamento do time.

É vital que o líder saiba o que quer fazer na liderança e que deixe clara isso para todos ao seu redor, pois essa transparência denota não apenas um profundo nível de assertividade como consistência de seu próprio destino.

Se todos sabem para o onde o capitão vai levar o navio, todos saberão o que fazer em cada um de seus postos e a viagem não sofrerá com pilhagens e motins. Seja pela insatisfação da esposa, do sócio do escritório ou da equipe de colaboradores. Se o líder sabe e compartilha aquilo que quer, o fator alinhamento das atitudes será quase que natural, cabendo ao próprio líder em seu papel de gestor acomodar todos os procedimentos para que a calmaria (e isso não quer dizer passividade comportamental) reine nas relações.

Seja como o aplicativo e funcione exclusivamente e com toda a excelência a partir do instante que o endereço de seu destino estiver escrito no alto da tela com todos os detalhes e codificações, pois quanto mais detalhado for aquilo que o líder quer, mais afinado será encontrar o ponto final, aquilo que qualquer líder tem que determinar: o seu querer!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.