Sabe com quem?

August 29, 2018

Conhecer as pessoas com quem você convive e se enxergar a partir desses olhares, aumenta a angulação de seu horizonte.

 

Você sabe com quem você trabalha?

Você sabe com quem você dorme?

Você sabe com quem você convive?

Não estou questionando o nome e as características externas dessas pessoas, mas sim seus gostos mais íntimos, suas manias comportamentais, seus desejos internos, suas angústias diárias e principalmente seus sonhos mais tenros.

Você já se perguntou que limitações pessoais, seja no âmbito religioso, moral ou conceitual, cada membro de sua convivência apresenta na tomada de decisão para a realização de um projeto?

Você tem plena consciência dos valores e dos sentimentos de seu companheiro ou de sua companheira para entender o motivo dos comportamentos explosivos que ela tem ou mesmo a sua passividade diante de uma crise conjugal?

Conhecer o outro é uma das tarefas mais importantes para que você possa potencializar as suas expertises e tentar aproximar as realizações de suas expectativas, pois apenas assim você terá condições de avaliar o nível de resposta das pessoas que o cercam.

Ver o mundo através de um outro viés também possibilita a você aumentar a angulação de seu horizonte, seja ele pessoal ou profissional, fazendo com que você tenha a possibilidade de experimentar novas ideias e agir de uma maneira com a qual você não estava acostumado.

Se bons resultados virão em função disso ninguém sabe, mas apenas se permitindo a essa abertura já demonstrará para quem olha de fora para você, que você é um indivíduo sempre em sentido do progresso e da prosperidade.

Não basta apenas olhar o que os outros fazem, é necessário entender profundamente os motivos que levaram o outro a ter esse determinado desempenho. É necessário conhecer a sua estrutura familiar, suas crenças religiosas e suas aptidões de serviço ao próximo.

Deve-se conhecer suas expectativas com seu estado atual e seus maiores desejos de realização futuras, bem como entender seus aspectos psicológicos e sua bagagem cultural.

Exigir um comportamento alheio com base naquilo que você viveu nada mais é que caminhar olhando fixamente para as pontas do próprio pé sem se dar a oportunidade de apreciar a paisagem.

Quantas vezes você sentou diante de um membro da sua equipe e perguntou com sinceridade “o que está pegando?” ou, “o que você realmente quer com esse trabalho?”, ou mesmo “o que fazemos aqui que você gostaria que fosse diferente? E por quê?”.

Ao olhar sem julgamento para as respostas, você criará um nível incrível de empatia que o tornará capaz de tomar as decisões mais assertivas diante desse stakeholder, possibilitando a você saber dosar as demandas e ter uma noção mais precisa das capacidades de entrega de resultados.

Muitas vezes, líderes, amantes ou mesmo amigos de infância não se preocupam em dar atenção aos aspectos dos valores e da real essência daqueles que os cercam, limitando-se a impor suas normas e condutas de comportamento para que cada um dos que o rodeiem atuem exclusivamente em reflexo à sua postura.

Isso apenas demonstra uma total falta de autoridade sobre si mesmo, pois o medo de ser superado ou mesmo desrespeitado se estabelece em si e por isso acaba por limitar a criatividade e o crescimento de seus pares.

Deve-se, contudo, propor sempre uma abertura consciente ao que o outro possa contribuir a partir do conhecimento das características mais íntimas das pessoas, visto que, com essa proposta, você poderá ter clareza das coisas que ocorrerão e do nível de resposta.

Entender o viés do outro não significa abrir mão de suas próprias características, mas sim colocar a sua disposição um número maior de elementos de análise para que suas próprias decisões sobre os fatos que ocorrem com você sejam mais contundentes.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.