Sucesso ou fracasso? Pode escolher: a decisão é totalmente sua!

October 3, 2018

A vida não é o que acontece com você, mas sim a percepção que você tem dos fatos que se sucedem com você em seu dia a dia.

E essa percepção funciona como um filtro que, baseado em toda a construção histórica de vida, levando em conta crenças e valores, deixa passar aquilo que você acredita como verdade.

E é através dessa percepção que você constrói a imagem que com a qual não apenas você vê o mundo, mas principalmente, como o mundo vê você. E é assim que é construída a sua imagem, respondendo comportamentalmente aos estímulos externos levando em conta sua cultura interna.

O que isso significa? Significa que tudo que acontece em sua vida é uma questão de escolhas. Assim, se você faz intencionalmente o caminho do fracasso e da estagnação, terá como resultado fracasso e estagnação. Mas se você escolhe ter sucesso e prosperidade, encontrará sucesso e prosperidade em seu futuro.

Mesmo que você esteja incomodado com o parágrafo acima questionando em seus pensamentos internos ‘como alguém pode escolher o fracasso ao invés do sucesso?’, entenda que quando se procrastina sobre algo que é importante ou se ‘dá de ombros’ a uma decisão que o obrigue a sair da zona de conforto, está mesmo abraçando a estagnação. Todos nós sabemos o que devemos fazer para que ocorra crescimento exponencial em nossas vidas e, ao não fazer estaremos consensualmente optando pelo perfil perdedor.

Medo do julgamento alheio, pouca expertise ou mesmo falta de ambição são fatores muito emblemáticos na decisão pelo fracasso, e isso é veneno nas veias de qualquer um que sonhe em uma vida próspera.

Decidir pelo sucesso é ao mesmo tempo uma tarefa simples, porém, difícil de ser tomada, pois o ser humano tem uma tendência inata de gastar menos energia possível desde a época das cavernas onde, como não havia agricultura ou pecuária, a migração era a base da sobrevivência e a caça, a matriz de subsistência. Não se sabia quando retornaria, e nem se retornaria com vida, ao sair para buscar alimento. Não havia como armazenar alimento e, por isso, quanto menos o gasto energético, maiores as chances de se manterem vivos.

Ter sucesso significa sair da caverna e ir caçar sua prosperidade, embrenhando-se na mata e assumindo os riscos do campo inexplorado. É planejar uma mudança e assumir isso como fonte de sobrevivência para que se perpetue em sua espécie, pois a prosperidade não reside nas prateleiras dos supermercados a espera de compradores.

Ela deve ser conquistada com decisões assertivas numa mente equilibrada emocionalmente e que assumiu como propósito o progresso contínuo, como se nunca estivesse saciada plenamente. Como se assumisse que no amanhã haveria de fazer mais do que o hoje.

O curso que você pagou e ainda não concluiu. O regime que começa na segunda e que é interrompido na quinta pois você vai a um aniversário imperdível. O relacionamento que se perde pois você ainda dá muita atenção aos seus ressentimentos. Decisões equivocadas baseadas em disputas de poder e território levam as pessoas terem posse e nunca a conquistarem valor.

Li certa vez numa rede social uma frase que acredito que faz muito sentido: “Prefiro ser feliz do que ter razão”. Enquanto você viver querendo ter razão em detrimento de sua plenitude, estará apenas tentando construir um império, exercendo em suas relações uma postura opressora apenas para contabilizar conquistas.

Talvez no bar com os amigos ou nas rodinhas sociais você se sinta maiúsculo diante de seus pares ao revelar o quanto você é destacado e rico, mas prosperidade significa ser agregador e não conquistador. Significa optar pelo benefício de todos e pela boa relação entre o dar e receber.

Ser próspero é decidir pelo bom e pelo simples, meu, seu e de todos.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.