Você é um Trouxa!

December 26, 2018

Tem uma frase de Henry Ford que eu gosto muito: “Se você acredita que pode fazer alguma coisa ou se você acredita que não pode fazê-la, você está certo”.

                É essa ideia de trazer para nossas mãos esse poder de decidir entre o sim e o não em função de suas exclusivas capacidades é o que faz com que nossos resultados apareçam de forma clara e objetiva. É esse padrão e comportamento que determina quando e onde as coisas devem ou não acontecer.

                Se você quer que algo aconteça em sua vida, analise, planeje e grupe toda a sua equipe, mas vá até lá e faça.

                Se você não quer que algo aconteça, tenha a contundência de dizer não e impeça a ação desse fato, evitando suas consequências que nunca foram suas reais prioridades.

                Simples assim!

                O fato é que, para que se atinja essa maturidade comportamental, deve-se primeiramente assumir um elevado nível de autoconhecimento e reconhecer quais são suas ferramentas de trabalho disponíveis ao alcance das mãos.

                O fato é que, para que se tenha coragem e dizer não para uma demanda desnecessária, deve-se ter energia armazenada o suficiente para bancar a disputa com a tentação e virar as costas para as coisas circunstanciais.

                Fora dessas duas últimas condições, você é um trouxa!

                Acontece que ser trouxa não tem, no caso dessa discussão aqui, relação com as relações com o mundo exterior, mas apresenta sim uma íntima legitimidade quando se olha para dentro de si e percebe-se que quem está enganando você é você mesmo!

E ser trouxa de si mesmo é um mal dos mais graves pois, como diria a música, Nem 5 Minutos Guardados, do grupo Titãs, “não há pára-raio contra o que vem de baixo”.

E se sua mente está girando como um liquidificador sem tampa, espirrando pensamentos raivosos para todos os lados na cozinha de sua cerne, saiba que, quanto mais raiva você expuser ao continuar lendo esse texto, mais trouxa estará sendo seu comportamento, pois não existe nada mais trouxa que querer se enganar e fingir que isso não está acontecendo e que, apesar de você saber que as rédeas de sua vida estão nas mãos do destino, acredita com todas as cores que o poder está em suas mãos e que é o universo o verdadeiro culpado pelas suas enfermidades.

Trouxa!

Engane o prefeito, o vizinho, o chefe. Diga para eles que o mundo se organizou contra você.

Despreze o pensamento do marido, da manicure, do apresentador de TV. Mostre a eles que são as outras pessoas as únicas responsáveis pelos seus infortúnios.

Você pode até franzir a testa e lamentar que esse tipo e situação não reflete sua vida e que o trouxa aqui sou eu!

Gente que, ao tomar uma decisão, tem uma necessidade espontânea de dar uma justificativa interna para o posicionamento é trouxa, pois está se enganando sozinho já que se deixa levar ou pela inconsistência de seus argumentos contrários ou pela total falta de amor próprio.

Gente que, ao expor o que pensa, tem um pavor enorme de sofrer reprimenda opinativa é trouxa, pois não tendo convicção daquilo que pode agregar, assiste de camarote o bonde das oportunidades passar e, por medo da própria vida, facilmente cria na ficção uma satisfação interna.

Ser trouxa não é uma ofensa e sim uma lamentação.

Ser trouxa é construir na ilusão uma realidade irreal.

Ser trouxa não é um desvio de caráter e sim um sinal de que precisa de ajuda.

Ser trouxa é deixar se enganar por si mesmo.

A prosperidade é um caminho de tomada de decisão e, quando realizada respeitando suas características internas de forma transparente e autorresponsável, você pode até dizer não e perder oportunidades. Você pode até dizer sim e se enfiar em uma enrascada, mas nunca se sentirá um trouxa.

               

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.