Feliz Ano Novo, de novo?

March 6, 2019

Adoro a tese moderna que diz que o brasileiro precisa ser estudado pela NASA!

Pois acho que precisa mesmo!

Que outra nação do mundo tem tamanha capacidade de criar, planejar e executar como o povo tupiniquim sendo que, ao mesmo tempo, abre mão dessa expertise e resolve sempre começar, recomeçar e começar novamente? Sempre prometendo que quando passar o Carnaval, a Páscoa, o Natal e o Réveillon tudo vai ser diferente...

Como pode um país de potencial infinito abrir constantemente mão de sua força para fazer papel de trouxa diante do resto do planeta?

Tivemos Copa e hoje os estádios são elefantes brancos. Tivemos Olimpíadas e hoje não nos demos conta ainda do rombo orçamentário histórico que ficou no Rio. Tivemos um Sambódromo lotado para curtir a festa do povo e hoje recolhemos toneladas de lixo das arquibancadas. Tivemos o dom de acordar para mais um dia, mas, como hoje é quarta-feira de cinzas, deixamos o comprometimento com nosso desenvolvimento para segunda que vem, já que não dá pra começar nada depois do meio da semana, não é mesmo?

E assim as coisas vão se arrastando e não abrimos mão da chancela de “país do futuro”, pois também é mais fácil deixar para resolver amanhã já que resolver hoje vai custar muita energia...

Precisamos sim sermos estudados pela nossa falta de engajamento de amor ao próximo e fidelidade aos bons hábitos, pois o simples fato de abrirmos mão de exercermos nossas maiores capacidades já estamos nas autarquias da estagnação, optando por não fazer e ter a consciência disso.

E, ao contrário do senso comum, somos sim um povo egoísta que adora reter riqueza em detrimento da pobreza alheia. Damos apenas parte daquilo que nos sobra à mesa, compartilhando apenas o que não nos presta mais. Não somos prósperos por termos em nosso inconsciente coletivo essa cultura do ‘eu’ e acabamos por não crescer como nação.

Por sermos latinos, acreditamos piamente que as emoções são o único combustível de ação direta e que é no calor das relações que conseguimos realizar nossos feitos. Temos o coração quente, porém é na lucidez das ações que os benefícios mais acontecem.

E isso nem a NASA explica...

Usar mais o lado direito do cérebro é de grande valia, mas comprometimento e disciplina vem do outro hemisfério!

Sonhar e viver seus sonhos são ações tipicamente da área cerebral que domina 95% de nossa capacidade, mas há de se entender que filtrar isso pelos outros 5% torna-se vital para que o sucesso seja atingido, já que é no equilíbrio que a prosperidade acontece.

O brasileiro tem uma capacidade descomunal de criar o novo e de colocar energia em tudo o que faz, mas se deixa levar pela necessidade imediata e acaba se acostumando a não produzir resultados imediatos. Pronto. Está aí a matriz das procrastinações! Queremos o imediato e urgente e não damos chance ao crescimento orgânico e consciente de nossas metas.

Resta então criar novamente e reinventar a roda!

E lá se vai mais e mais energia e uma frustração enorme já vista logo ali na esquina.

A consequência disso é apelar para o ‘jeitinho brasileiro’ e construir puxadinhos em nossos objetivos para que, pelo menos, tenhamos um telhado que suporte as angústias de não atingirmos aquilo que sabemos que poderíamos...

Mas é mais fácil diminuir a distância a ser percorrida do que treinar mais e com maior dedicação.

É mais fácil deixar pra lá e ver como o governo vai dar conta disso.

Muito mais fácil esperar acabar a quaresma, o ano, a vida!

É no esperar que depois as coisas vão acontecer que estamos cotidianamente sofrendo por não assumirmos nosso protagonismo.

 E isso cabe a mim, a você e a cada um de nós. Hoje e todos os dias, sem esperar que no ano novo nossas promessas sejam cumpridas.

Bora então começar hoje mais um ano novo, de novo!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.