Merda!

April 10, 2019

Pode não fazer o menor sentido, mas, apesar desse título, esse texto trata sobre sucesso!

E não...não está relacionado aos tropeços e a toda uma resiliência associada ao tema, e você também não lerá aqui histórias de superação e sofrimento, de derrotas acachapantes e vitórias de quem soube dar a volta por cima.

Nem vai chorar!

O blog de hoje fala sobre comunicação!

E se os argumentos iniciais justificaram o motivo do referido título sobre uma abordagem de sucesso, desconfio que esse texto é para você, pois uma das mais aclamadas ferramentas da produtividade que constrói as bases do sucesso é a comunicação assertiva.

Como num texto escrito, chapado e monocromático, fica muito difícil (não impossível, diga-se de passagem) colorir a intenção das palavras com o sentimento do autor, a interpretação passa a ser condicionada às crenças e aos valores do leitor e, por isso, a responsabilidade de quem escreve se torna exponencialmente maior, pois é a partir dele que se inicia a comunicação.

Contudo, muito além de seu significado de matéria fecal, fétida e ‘excrementada’ por seres humanos e animais e de servir de adjetivo que indica algo vil e desprezível, merda também é uma expressão vindoura e estimulante para todos os atores no momento prévio de entrarem no palco.

Se na escrita pode ocorrer muita confusão na interpretação daquilo que se quer dizer, na falada ainda mais, pois carregamos nas tintas de nossos fonemas uma carga acima da conta de sentimentos e trejeitos para angariar fundos para as nossas intensões. Mas, se por um outro lado, você é daqueles tímidos e de fala mansa, a falta de tons e manias pode não dar a importância devida ao que se preconizava.

Acontece que não há forma correta, seja no alto ou no baixo, no ritmado ou na secura do falar, pois a comunicação que promove relacionamentos de sucesso é a forma de transmitir uma informação utilizando desde as palavras certas, no tom adequado e, por que não, fazendo o uso de imagens que agreguem valor ao que está sendo proposto. E essa maneira é denominada de comunicação assertiva.

O comunicador que sabe dosar suas informações, preocupa-se em filtrar o quer ser dito para que o ouvinte seja impactado com a maior clareza possível e absorva de maneira rápida e eficiente a demanda proposta, oque evita desde o re-trabalho até estresse do “quem-falou-o-quê?”.

O certo é que a responsabilidade pela eficácia da compreensão é exclusivamente do interlocutor! Isso mesmo, o custo é totalmente cobrado de quem inicia, intencionalmente ou não um canal de comunicação, pois é ele quem tem o poder de escolher as melhores palavras, de contar as histórias mais bem estruturadas para encenar os movimentos que ele quer que o outro faça, e de dar a intensidade necessária para que se tenha plena clareza de seus sentimentos em relação ao que está sendo dito.

E não há mal nenhum em temperar suas palavras com os tons de seu humor. Quem ouvir terá muito mais clareza do que está sendo dito.

O caminho do sucesso requer um alinhamento íntimo entre o que se deseja realizar e como transmitir essa intenção diante do meio externo, sendo que, se estiverem pactuados, as chances de crescimento serão grandiosas, porém um desacordo entre intenção e comunicação servirá como uma bola de ferro atada ao seu tornozelo.

Saber comunicar uma ideia, uma meta ou um planejamento é uma técnica, não necessariamente um talento inato, e nem todo mundo que é falante tem o dom da comunicação assertiva, pois funcionam muitas vezes apenas como papagaios de piratas e outras como a “Véia da Praça”, repetindo apenas o que ouvem ou escutando mal e replicando bobagens...

E, se você percorreu a leitura até aqui, espero que eu tenho sido eficiente com a minha comunicação e que você leve, ao terminar esse texto minha mensagem, ou se não, toda a minha boa intenção.

Agora é só ir até lá, e brilhar no palco da sua vida.

Merda!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.