Simples assim!

May 15, 2019

Você, com certeza, já presenciou os feitos homéricos de alguém, não é mesmo? Já esteve sentado apreciando acrobacias impossíveis de artistas de circo canadense e também piloto saindo em quinto e fechando a primeira volta na liderança.

Também deve se lembrar de estudante estadunidense que transformou empresa de garagem em estrutura de trilhão de dólares e não se esquece de contar os causos daquele país que saiu destroçado de uma guerra e hoje reconstrói ponte de concreto em uma semana.

Habilidade, talento, conhecimento, expertise, know how, blá blá blá... Pode-se eleger qualquer um desses adjetivos para justificar e sedimentar o caminho desses mitos da humanidade atual, mas saiba que, por mais que a ferramenta seja boa, se não existir engajamento, o trapézio ficará curto, o pneu fura, a garagem fecha e a obra, superfaturada, emperra.

Não há como ter resultados incríveis sem a devida competência e essa pode e deve ser construída com inteligência, dedicação, foco e elevado nível de comprometimento. E isso tudo resume o conceito de engajamento, um comportamento tão acima de qualquer suspeita que o voluntariado com as ações é a mola mestra. Ser engajado é assumir a naturalidade de suas responsabilidades como se nem fossem.

Quando não se está engajado, existe um Grand Canyon entre as promessas de grandes proezas e os objetivos que realmente são desejados.!

Um comportamento engajado requer fazer e cumprir uma promessa recíproca, assumindo os riscos necessários impostos pelo caminho, mas entendendo que não há perigo em seguir em frente, pois tem-se em mente que a doação e o envolvimento sincero quebram as barreiras da impotência e da procrastinação.

Deve-se entender que essa postura de comprometimento e engajamento é muito mais que cumprir horários, tarefas ou ações corriqueiras apenas para dar baixa na agenda, é sim assumir uma postura aglutinadora de criação de benefícios sistêmicos ou seja, que valorize e potencialize o grupo como um todo.

Mas, se ao mesmo tempo não é fácil construir essa sinergia, saiba que é possível e, apenas por isso, está ao alcance de qualquer um de nós.

E tudo começa com uma postura ativa, mantendo o foco do início ao fim década ciclo processual, fazendo o registro dos pontos de relevância, bem com sugerir e propor alterações aos procedimentos. É necessário ser participativo e, para isso, se faz necessário cultivar a curiosidade.

Passa pela conduta de servir ao outro, de ambos os níveis hierárquicos, não restringindo seu potencial e libertar-se de todo seu conhecimento em consonância com o crescimento do todo. É ousar ir além e estar aberto a criar o novo e cultivar sua expansão.

Esse voluntariado e essa consciência coletiva temperam essa mistura de ser único e ser parte de algo maior. Nesse paradoxo, vivemos a possibilidade da plenitude e, com isso, agir de forma espontânea.

Para saber se estamos ou não engajados num processo, seja ele pessoal ou profissional, basta ver e entender com clareza o real motivo da ação e questionar-se se nos realizamos naquilo que estamos fazendo.

Tenha consciência da vital importância e do valor agregado por estar alinhado e acreditar verdadeiramente nos valores que sustentam aquela ação, pois só assim nos enxergaremos ao ver o crescimento daquilo que estamos fazendo.

Pat Riley, um dos personagens que consta da lista de melhores treinadores da história da NBA, onde conquistou seis títulos da Liga Americana de Basquete, cinco deles como técnico e um como atleta, tem uma frase que complementa esse tema:

“Há apenas duas opções quando falamos de comprometimento. Ou você está dentro ou você está fora. Não existe essa coisa de ficar em cima do muro”.

E quando se está dentro, seja do picadeiro do circo ou do cockpit de uma F1, desempenhar suas habilidades torna-se simples, eficiente e gera resultados incríveis.

Simples assim.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.