Antônio Fagundes e Stênio Garcia

May 22, 2019

Se você é “das antigas”, com certeza vai se lembrar do seriado Carga Pesada, da rede Globo, que foi exibido originalmente entre maio de 1979 e janeiro de 1981. Para as novas gerações, a emissora promoveu uma continuação, estrelada pelos mesmos atores, abril de 2003 a setembro de 2007.

Na história de Pedro, Antônio Fagundes e Bino, Stênio Garcia, eram dois caminhoneiros que rodavam pelas estradas brasileiras transportando mercadorias.

Pedro, o aventureiro, se orgulhava de não ter patrão e mantinha um viés emocional e cheio de paixões, ratificada pela dobradinha “mulher e diversão”. Passional, estava sempre disposto a tomar o caminho mais drástico para a solução de um problema. Seu parceiro Bino era o oposto. Racional e conciso. Tinha na sensatez seu estilo de vida e baseava-se no controle e manutenção da estabilidade e equilíbrio da dupla. Durante as viagens, enquanto um mantinha seus referenciais familiares, o outro não controlava seus impulsos. Enquanto Pedro arriscava, Bino sinalizava para a realidade da vida, alertando o amigo para as responsabilidades cotidianas, como as contas a pagar no final do mês.

“Carga Pesada” é a metáfora de nós mesmos, de nossa condição cerebral e dos paradoxos que enfrentamos diante da necessidade de tomarmos as decisões sobre nosso destino.

“Carga Pesada” é a eterna briga entre a razão e a emoção, estruturada pelos hemisférios esquerdo e direito do cérebro, respectivamente.

Em cada dia dirigimos nossa vida sentados diante do volante do nosso caminhão, carregando a carga pesada de nossos valores, crenças, sonhos e desejos, seguindo por caminhos que se embrenham por necessidades e aspectos sociais, econômicos e ambientais. Passamos por paisagens onde encontramos miséria humana, poluição, má conservação viária, violência contra o ser humano, trabalho escravo no Brasil e outras mazelas.

Mas também vemos chover benevolência, prosperidade e muita esperança, além de gente boa, humilde e honesta por todo o canto desse mundo.

Ficamos felizes e tristes ao mesmo tempo e, dentro da nossa boleia, vamos construindo nosso álbum de fotografias que contam a história que vivemos durante todos os incontáveis quilômetros que percorremos.

Em cada trecho de nossa viagem particular, um dos personagens fictícios assume a direção de nossas vidas e, com isso, temos as coerentes consequências por cada decisão.

Quantas vezes nós demos o domínio do nosso caminhão para o nosso “lado Pedro” e nos enfiamos nas maiores enrascadas, colocando nossos prazeres em primeiro lugar e fomos surdos aos conselhos gélidos de nosso “lado Bino”?

Quantas vezes perdemos oportunidades incríveis pelo excesso de calma e pouco ímpeto e coragem enquanto nosso coração pulsava de paixão por uma nova maneira de encarar a vida?

É por isso que a série tem dois personagens.

É por isso que o cérebro tem dois hemisférios.

É por isso que a vida tem dois lados.

Para que no final do episódio tenhamos sempre um final feliz e que nos dê grande aprendizado e que é no equilíbrio que as melhores decisões estejam estabelecidas.

Existe o momento de acelerar e existe o momento de parar.

Cada situação é como uma estrada onde se avista uma curva onde não sabemos o que vem depois.

Cabe a cada um de nós avaliar qual o critério de nossa condução ao volante para que a carga que carregamos permaneça o mais intacta possível.

Como escritores e produtores da nossa vida ao vivo, devemos entender que se trata de um seriado que apresenta um número finito de temporadas, com o desprazer (ou não!) de não termos a menor ideia de quando termina e que, diante disso, são nossas decisões equilibradas que farão com que a audiência esteja sempre a espera de mais um novo capítulo.

Click.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como ter sucesso no vestibular sem surtar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 24, 2019

May 15, 2019

May 8, 2019

April 24, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

©2017 por Newton Camargo Jr.